Search

Um adeus aos DVDs de Joaquim Pedro de Andrade

Updated: Nov 29, 2020

Filmes do cineasta se juntam a outros clássicos no grande limbo do cinema nacional



Composta por seis longas e nove curtas, a obra completa de Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988), um dos mais importantes cineastas brasileiros, foi lançada em DVD no fim da década de 2000 em edições excelentes da Bretz Filmes: cópias restauradas, extras, livretos. Mais de dez anos depois, alguns desses títulos seguem disponíveis para compra – mas restam cada vez menos unidades à vista.


O box com todos os filmes (os curtas foram distribuídos como extras) sumiu do mercado faz tempo. E o documentário Garrincha, Alegria do Povo (1963), que nunca saiu de forma individual, desapareceu junto. Todos os outros podem ser encontrados separadamente, mas Guerra conjugal, agora, só em um ou outro anúncio no Mercado Livre. Os demais – O Padre e a Moça (1966), Macunaíma (1969), Os Inconfidentes (1972) e O Homem do Pau-Brasil (1982) – eram, até pouco tempo atrás, oferecidos pela loja The Originals, mas já foi quase tudo embora. Uns poucos seguem à venda, a preços pouco convidativos, na Vídeo Pérola.


Essas produções estão se encaminhando para o limbo que tem sido o destino do cinema nacional: mídia física fora de catálogo, streaming indisponível. Mas isso, claro, se refere ao Brasil: nos EUA, a Kino Lorber tem uma caixinha com essa mesma obra completa num Blu-ray a U$ 35. O que deixa a pergunta: o que está acabando é o mercado de mídia física ou a cultura brasileira?


Para não dizer que o streaming é pura desolação, Garrincha, Alegria do Povo está no Looke com opções de aluguel e compra (seja lá o que "comprar" signifique ali). E, claro, dá para assistir a quase tudo em fontes extraoficiais da internet. Essa, no entanto, não é uma solução, mas uma das manifestações do problema.


Quem sabe uma iniciativa como a do Rosebud Club, que está relançando a obra da cineasta Ana Carolina (nas edições da mesma Bretz) num box exclusivo, em breve não possa trazer também Joaquim Pedro de Andrade de volta? Vamos torcer e, sempre que for possível, comprar.

© 2020 Outros Planetas

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Branca Ícone Instagram